Como tirar fotos em dias nublado




Eu amo dias de sol. AMO! Mas o clima em Massachusetts é apenas imprevisível. O clima muda quinhentas vezes no mesmo dia e dias nublados são bem comuns por aqui. Mas se você agendou o ensaio fotográfico e esta nublado no dia, não se preocupe: fotos em dias nublado também ficam lindas! 

O que eu amo em dias nublado: luz difusa. É como se o céu fosse uma grande Soft Box e eu tivesse um filtro que deixa a luz contínua. Mas afinal como ter fotos boas em dias assim? Vou te contar o que eu faço.



  1. Cores – eu sempre adiciono elementos que vão trazer cor às fotos. No caso dessas fotos do post de hoje por exemplo – que aconteceu no quintal dessa família – minha cliente trouxe flores e quando conversamos sobre a roupa das filhas dela, eu sugeri a estampa e as cores. Perceba também que as cores não estão combinadinhas entre si, mas sim complementando uma a outra. 
  2. RAW – eu SEMPRE fotografo no formato RAW o que me permite mais possibilidades na edição. Com tantas sombras e contrates de uma dia nublado, eu preciso dessa flexibilidade na edição.

3. Cuidado com o céu – O céu do dia cinza é, bem… cinza. O que não é muito atrativo. A menos que seja a sua intenção e o humor que você quer mostrar nas fotos. No caso da foto abaixo, onde o céu aparece mais ao fundo do que nas outras fotos, eu optei por deixar a foto preto e branca. Em dias nublado, se eu escolho mostrar muito o céu na foto, a minha tendencia é editar aquela foto em preto e branco.



4. Fotografar de cima – Como eu disse, o céu do dia nublado é como uma grande soft box. Só que a luz ta vindo de cima e você tem que trabalhar com ela assim. Uma boa ideia é fotografar mais de cima, levando a pessoa fotografada a ter o rosto direcionado para a luz.



Para fotógrafos: espero ter te ajudado de alguma forma ao compartilhar aqui o que faço para fotografar em dias nublado. 

Para clientes e futuros clientes: Se você assim como eu AMO dias no sol e isso fala muito sobre você e sua personalidade mas está nublado no dia do seu ensaio, tente reagendar. Se não for possível: abrace o clima e aproveite sua sessão por que as fotos ficam sim incríveis!


Conheça meu trabalho como fotógrafa de famílias em Boston

Leia uma versão desse post em inglês

Me siga no Instagram @PHOTOALANASOUSA


Comentários

Postar um comentário

No Youtube

No Pinterest