Lens flare e golden hour

sexta-feira, agosto 15, 2014


No último post, coloquei essa foto a seguir e algumas leitoras perguntaram como conseguir esse efeito. O principal "segredo" dessa foto é o horário. No fim da tarde, o sol ilumina diretamente as pessoas na foto, não muito inclinado. Essa angulação favorece uma luz mais suave e sombras menos duras, fazendo com que a cena fique toda iluminada, mesmo sem rebatedor ou iluminação artificial.




O queridinho da maioria dos fotógrafos é o lens flare, uma distorção do raio de luz quando ele entra diretamente pelas bordas da lente fazendo aquelas bolinhas lindas de luz, um defeito que virou efeito. Já que o flare é causado pelo raio que entra na borda da lente, é essencial não usar parassol (ele evita exatamente esse tipo de "erro" na foto). Nesse ensaio acima, a segunda foto era o momento ideal para conseguir flare, bastava mover a câmera até uma angulação que houvesse a distorção do raio de luz.


Assim como para fazer silhuetas, é mais fácil conseguir essa luz mais suave escondendo a fonte de luz (no caso, nosso querido sol), seja no próprio modelo da foto ou em outras coisas da cena (como árvores, que não bloqueiam completamente, deixando passar a luz de forma mais difusa).


No comecinho da manhã e final da tarde temos a amada golden hour, horário no qual o sol está baixinho e sua luz produz menos contraste, além do brilho quente que causa um efeito lindo (principalmente ao redor dos cabelos).


Em um ensaio normal, comece mais cedo e fique de olho na angulação da sol (teste algumas vezes na mão a formação de lens flare) e fotografe na contra luz quando o sol estiver baixinho para conseguir esses efeitos. Primeiro você vai conseguir flare com mais facilidade e depois vem a golden hour. Além da teoria, fotografe muito, mexa-se! Teste fotografar com o sol em vários ângulos para "pegar o jeito". Se ficar difícil para focar, tente usar o foco manual. Eu fiz poucas fotos desse tipo, provavelmente pelo medo de viciar, hahaha.




A última imagem é um exemplo de que a luz da manhã também tem seu encanto. :) Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas. Qualquer outra pergunta, deixem nos comentários que será um prazer responder.

You Might Also Like

9 comentários

  1. AMEI esse post! Sério. As fotos ficaram demais e me deu muita vontade de fotografar na golden hour <3
    xoxo

    S2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Linda as fotos, fico muito encantada! bjo! frescuraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei essas fotos! A luz do sol realmente faz milagres e pode transformar totalmente uma fotografia, é só usá-la à seu favor!
    Ver essas fotos me deu vontade de pegar meu bebe (câmera), pena que faz tempo que o sol não aparece bem aqui em SP... :(

    ResponderExcluir
  4. Esse efeito é muito lindo! E a última foto é a mais apaixonante. *--*

    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Juliana! :D Fotografa que tu vai se apaixonar.

    ResponderExcluir
  6. Pega a câmera que vez ou outra o sol dá as caras! :D E os dias nublados também têm sua beleza, o importante é fotografar.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Daiana! A luz da manhã dá mesmo um clima muito legal. :)

    ResponderExcluir
  8. gente adorei mesmo . dá uma diferença e tanto amei *-*
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir