Fotografando silhuetas

By Alana Aguiar - quinta-feira, julho 24, 2014


 
Para conseguir mostrar uma silhueta basta que exista uma fonte de luz atrás do objeto a ser fotografado. Em relação à configuração da câmera, é preciso fotometrar na região de maior exposição (no fundo), assim o assunto ficará escuro. Usando a luz do sol (que não é pouca coisa), é possível conseguir esse efeito com velocidade alta, ISO baixo e diafragma aberto (que também ajuda a deixar a imagem focada sem problemas).

Também é possível criar sulhuetas usando a compensação da exposição na câmera, ou "exposure compensation", ajustando para - (menos), o que subexpõe toda a imagem, deixando as sombras mais escuras e, ao menos tempo, realçando os detalhes nas áreas mais claras.


Em uma fotografia de silhueta é preciso prestar muita atenção nas formas, pois essa será a informação que passará toda a emoção. Por exemplo, a silhueta do perfil de uma gestante traz toda história e sentimento necessários, enquanto uma silhueta de frente não deixa claro a informação a ser passada.


A luz artificial também nos permite criar silhuetas, as fotos seguintes foram feitas com um LED atrás dos casais. Nesse caso é preciso esconder o LED no assunto, como na primeira foto, ou retirá-lo do quadro, como na segunda.










Foto feita com direção de Danilo Politano em workshop.


 
A contraluz nem sempre precisa mostrar silhuetas com o assunto completamente escuro, o uso mais suave desse efeito também dá ótimos resultados. Caso precise iluminar mais o objeto na contraluz, pode ser usado um rebatedor ou uma fonte de iluminação externa como LED ou flash. Nesse último caso apenas "escondi" o sol e foi preservada informação pela luz suave no casal.


 

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Parabéns! Nao canso de dizer que adoro teu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Acho linda essa técnica... Gostei muito da primeira foto e da pb *_*

    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Estou começando a investir em fotografia mas ainda tinha algumas dúvidas referentes a esse assunto. E todas as fotos estão muito lindas. Beijos.

    http://wanilagoularte.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas! Me apaixonei haha
    Tive aula de fotografia hoje, e aprendi exatamente isso. Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Amo silhuetas, dá uma cara tão "minimalista" a fotografia *-*
    Beijão,

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  6. Amo fotos de silhuetas <3
    Ainda não fiz nenhuma, mas já imaginei várias. Sempre fico me inspirando em fotos alheias hehe
    E a propósito as fotos estão lindas :)

    http://daycunhaleonel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir