Mais recentes

. Por que fotografar no modo manual? .



A maioria das pessoas, pelo menos as que não fotografam profissionalmente ou não entendem tanto desse assunto, fotografam no modo automático. Por quê?  A resposta é simples: é fácil e prático. Então por qual motivo fotógrafos profissionais e amadores fotografam no Modo Manual se esse parece ser tão complicado? Bom, essa resposta é um pouco mais longa.

Todo mundo pode apertar um botão, mas você pode fazer mais. Aliás, você VAI querer fazer mais! O modo automático faz tudo por você e isso te impede de pensar criativamente de "ler" a luz. Já o modo manual instiga o lado criativo e permite aprender, além de dar mais possibilidades na pós-produção.

Pessoalmente, eu uso o modo manual porque ele me permite me expressar melhor. Como eu poderia me expressar totalmente usando apenas um modo que "pensa por mim”?

No começo eu pensava "nossa, essas pessoas fotografam no modo manual só pra dizer que sabem mais, por que, honestamente, não tem diferença nenhuma." Pensei assim até dominar o modo manual e desconstruir esse pensamento. 


Um exemplo prático


Eu sou fotógrafa de famílias nos Estados Unidos, mais precisamente em Boston, Ma. E como fotógrafa de famílias, eu fotografo MUITAS crianças. Não sei se você já fotografou crianças, mas elas não param - ps. eu amo isso, e sempre penso que preciso me exercitar mais por que estou ficando cada vez mais cansada depois de cada sessão de fotos. Para capturar fotos de crianças que estão sempre em movimento, eu gosto de colocar o ISO bem mais alto que o normal para poder compensar na velocidade. A abertura que eu uso é quase sempre 2.8. Eu sempre uso velocidades super altas para realmente congelar o movimento. Provavelmente eu não conseguiria esse mesmo resultado utilizando o modo o modo automático já que ele tentaria compensar ISO, Velocidade e abertura de forma equilibrada. 

PS. Caso você esteja começando na fotografia e não tenha entendido nada sobre ISO, velocidade e abertura, não se preocupe. Os próximos posts serão explicando cada um deles.  


Eu quero ressaltar que na arte não existe certo e errado. Arte é arte, e mais do que tudo, é importante descobrir a SUA forma de criá-la. Não é errado fotografar no modo automático, de forma alguma.  Se fotografar no modo manual vai te fazer perder uma foto incrível, então use sim o automático. Você não será menos fotógrafo por isso. Mas eu preciso te dizer que, como fotógrafa (o) você tem o dever de conhecer bem o seu trabalho, conhecer todas as regras da fotografia até mesmo para quebrá-las. 


modo manual vai te puxar para fora da caixinha e te "forçar" a aprender mais, a ter mais domínio da sua câmera e controle da luz. 


RESUMO: Motivos para fotografar no modo manual:


  • instigar o seu lado criativo
  • mais possibilidades na pós produção
  • maior domínio da câmera
  • Controle da luz

Espero que esse post tenha sido útil para você de alguma forma. Se você achou legal, e de algum jeito te ajudou, compartilhe e use a imagem abaixo para salvar no Pinterest!



ATENÇÃO - Todas as fotos aqui publicadas são da autora deste blog, Alana Sousa. Não utilize sem permissão ou sem os devidos créditos.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)