Mais recentes

Fotografia para iniciantes - Tudo sobre ISO e como usá-lo

 

Para conseguir uma foto com boa exposição é necessário entender as três configurações principais para isso - também chamadas de triângulo de exposição: ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma. No post anterior, listei os motivos para fotografar no modo manual. No post de hoje, vamos falar sobre ISO. 

ISO -International Organization for Standardization  

Eu conheci a palavra ISO na infância porque tínhamos uma câmera analógica em casa. Em ocasiões especiais, minha irmã ia a farmácia comprar um filme para câmera e o atendente perguntava "Qual ISO você quer?". A gente não entendia, então ele dizia: "Se estão indo para a praia, recomendo o ISO 100. Mas se for fotografar dentro de casa usa o ISO 400 que é melhor." Só muitos anos mais tarde, estudando sobre o assunto que lembrei disso e entendi o que aqueles valores significavam. Com as câmeras digitais e a fotografia digital veio também a vantagem de poder mudar o valor do ISO para cada imagem a depender da situação da luz. Na câmera digital, a sensibilidade/valor do ISO se refere a sensibilidade à luz do sensor. 

O atendente recomendou um ISO 100, o menor valor, caso fôssemos à praia por ser um ambiente aberto, com muita luz e provavelmente muito sol também. O valor do ISO não precisa ser tão alto/sensível para captar luz se o ambiente já está bem iluminado.  No entanto, o contrário acontece caso você vá fotografar à noite, ou em um ambiente pouco iluminado. Nesses casos, se usa um valor maior de ISO. 

ISO não afeta diretamente a quantidade de luz que entra na câmera, ele apenas torna o sensor (ou filme) da câmera mais sensível à luz.



E o ruído?

Já reparou que em algumas fotos em ambientes pouco iluminados aparecem algo semelhante a pequenos grãos na foto? A gente fala que a foto está muito granulada ou com ruído. Isso acontece quando o valor de ISO está alto e esse é o "problema" do ISO alto: granulação (a menos que essa seja sua intenção, claro). A boa notícia é que, com as câmeras mais modernas é possível usar valores bem maiores que 600 para o ISO e ainda assim ter fotos sem tanto ruído de imagem.



A desvantagem de fotografar com o ISO no automático é que muitas vezes a câmera irá usar um valor mais alto e sensível - sem necessidade na maioria dos casos -   causando assim mais ruído. No modo manual você pode definir o valor de ISO que quer utilizar e compensar a exposição alterando os valores da velocidade do obturador + abertura da lente. 

No próximo post falei sobre velocidade do obturador. Spoiler: Meu favorito 💛


Gostou desse post? Salva no Pinterest e compartilha com uma amiga/ um amigo






xoxo







Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)