Depressão é uma doença solitária

By Alana - quarta-feira, março 27, 2019


Já ouvi que remédios são o caminho mais curto e fácil para o tratamento de doenças psicológicas como a depressão e o trauma, eu discordo. Discordo por que não é rápido. O antidepressivo leva pelo menos 15 dias pra começar a fazer efeito e esse período de adaptação é o inferno na terra, pelo menos pra mim que tenho mais os efeitos colaterais do que os benefícios.

Os médicos insistem em dizer que preciso continuar o tratamento com antidepressivo, pelo menos por agora, mas esse agora já dura mais de um ano. Mesmo com todos os efeitos colaterais, por estar em tratamento, eu consigo fazer coisas de gente "normal", como levantar da cama e ir trabalhar. Receber críticas sem chorar, dirigir, tomar banho, continuar vivendo.
O mais difícil, além dos efeitos colaterais, é lidar com o que as pessoas dizem: "vc só precisa ter mais força de vontade e tentar mais.", "ora, pede a Deus, que essa fase difícil vai passar".

Eu sei que muitos falam na boa intenção, mas essas palavras não ajudam, só me faz sentir culpa e mais dor emocional. Acredite, se fosse só uma questão de fé e esforço , acho que teria conseguido ficar bem. O último mês tentei de tudo. Li mais a bíblia, mesmo sem querer. Acordei todos os dias as 5 da manhã por uma semana, me exercitei, fiz yoga, coloquei no papel as coisas pelas quais sou grata, fiz tudo que é coisa que achei (ou que disseram) que fosse ajudar. Só me sentia mais cansada, até chegar ao ponto de não conseguir fazer mais nada disso e passar dois dias na cama, sem tomar banho, sem comer, sem querer ver ninguém e ao mesmo tempo desejando que qualquer alma viva aparecesse aqui.

Muitas pessoas dizem "pode contar comigo", ou "vc sabe que pode contar comigo né? Precisando estamos aí." Mas não estão. Poucas pessoas realmente se importam. Doenças psicológicas são cruéis e solitárias. São cruéis pq ninguém te vê sangrar, enquanto vc esta morrendo por dentro. São solitárias pq elas não tem uma face e ainda que tivesse vc teria que esconder das pessoas, afinal quem quer alguém assim por perto na era em que a moda é compartilhar a perfeição? É solitária pq é uma briga que é só sua. É como pedir pra alguém que tá semi morto no campo de batalha para se defender, e vc tem que fazer mesmo assim por que é só vc e vc mesmo. 

Hoje eu to escrevendo só a nível de desabafo. O remédio não tá mais fazendo tão bem, a terapia não tem funcionado. Os pesadelos não param e na maior parte do tempo não me sinto eu mesma, é como se eu estivesse num filme mas não de um jeito bom. 

Hoje eu só escrevo pra desabafar e dizer que a depressão é uma doença solitária. O mundo não para pra esperar você se recuperar.

Eu estou muito cansada.

Março 18, 2019



Update 
Março 27, 2019

Nove dias depois de escrever e publicar esse texto nos Stories, escrevo pra me lembrar que estou bem. A médica diminuiu a dose do antidepressivo a quase uma semana, pra começar outro. Mas já não sei se será o caso de começar outro ou não, visto que estou tomando uma dose abaixo da dose terapêutica e estou, finalmente, dormindo bem. Meu humor melhorou e, mesmo com os sintomas físicos do "desmame", me sinto ótima! Por falar em sintomas físicos, eles não tem sido tão intensos. Estão muito suportáveis. Será que tá chegando a hora de parar a medicação? Ainda é muito cedo pra dizer, mas estou aproveitando os dias bons.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários