Mudanças e começos

By Alana Aguiar - terça-feira, maio 31, 2016


Estou há cinquenta e quatro dias em outro país. Eu não sei lidar muito bem com mudanças, nunca soube. A propósito, nunca me mudei muito, exceto nos últimos 7 anos. Morei na mesma cidade até os 19 anos, aos 19 mudei para outra cidade na Bahia onde vivi por 5 longos e estressantes anos. Mais recentemente eu havia me mudado para a cidade com a qual eu sempre sonhei: Rio de Janeiro. Morei por mais de um ano na Cidade Maravilhosa e, finalmente, estou em outro país. Ok, essa foi uma mudança radical. 

Minha primeira semana nos EUA foi incrível, afinal estávamos de lua de mel. Mesmo tendo perdido o meu tripé assim que cheguei em New York, a primeira semana foi realmente legal! Na segunda semana tomei um chá de realidade. Fiquei doente por causa da mudança brusca de clima. Quando chegamos aqui, cheguei a pegar 0ºC na Times Square. A temperatura máxima que fazia era 12ºC.
Conheci uns lugares bem bonitos e muita gente diferente. Descobri que consigo me virar bem no inglês e que aprender a língua será uma questão de tempo, estudo e treino. Me decepcionei com alguns brasileiros que pensam que por que sofreram quando chegaram a esse país, todos precisam sofrer, todos precisam passar por experiências devastadoras. Percebi também que muitos brasileiros que vivem aqui reclamam bastante da vida, mas também não querem voltar ao Brasil de jeito nenhum (essa parte eu AINDA não entendo).

Vi paisagens e animais que nunca havia visto na vida! Fiquei deslumbrada. Percebi o quanto as coisas aqui são fotogênicas e o quanto o clima colabora com as fotos. Chorei algumas vezes de saudade e fiquei triste por que o Brasil não tem as facilidades daqui (eu amo o meu país, eu gostaria que ele tivesse o lado bom daqui. Seria perfeito!).

No início da terceira semana, meu celular se mergulhou em xarope para tosse e deu perda total (essa foi a forma mais idiota ever de se perder um celular, mas aconteceu comigo). Comprei um celular show-de-bola-supimpa-para-caramba que caiu do meu colo - duas semanas após tê-lo comprado -  e parou de funcionar, não quebrou a tela nem nada, a tela apenas ficou rosa, depois rosa e azul, depois rosa-azul-e-preto, e por fim ficou completamente preta. (estou sem celular até hoje).

Conheci quatro estados americanos, e há três semanas nos mudamos para uma cidadezinha em Massachusetts. Fomos tão bem recebidos pelas pessoas da nossa igreja Adventista aqui! Os finais de semana são sempre ótimos e com comida brasileira (eu realmente sinto falta disso).

Para alguém com dificuldades de adaptação como eu, os primeiros quinze dias são os mais difíceis, depois a gente começa a acostumar.  Já estou começando a me sentir um pouco mais em casa, especialmente por que o sol ta brilhando lá fora e os dias estão cada vez mais quentes. Eu amo o calor, amo o sol, ter isso aqui é uma benção.

Ainda sinto saudades do Rio de Janeiro, principalmente dos meus amigos por lá. Sinto saudades de reclamar com a Bruna sobre a vida e sair de carro com ela. Sinto saudade das reclamações da Géssica e do João e também de me divertir com eles. Sinto saudades da comida da minha sogra e do café da manhã que meu sogro fazia pra gente todos os dias. Sinto saudade de ir conversar com a tia Rose na cozinha do trabalho e com a Arlete na recepção. Sinto saudade do calor do Rio, de andar de metrô, de saber me virar sozinha, de ir ao Shopping Tijuca, de ir sozinha ao cinema e comprar uma casquinha no Mc Donalds. De andar na Saens Pena, dos cultos matinais na ARJ, de encontrar a Haydeé e o Raimundo na igreja no sábado de manhã.

Dizem que começos são difíceis. Lembro que quando cheguei ao Rio eu achava que jamais teria as memórias e os amigos que fiz por lá. Então, acredito que ter essas coisas aqui também sejam possíveis, é só uma questão de tempo. 

  • Share:

You Might Also Like

21 comentários

  1. Eu detesto mudanças.
    Sei lá pra mim sair da zona de conforto não é seguro?
    Porque tem que mudar? Tudo bem que tem N coisas que aprendemos mais é mais seguro permanecer igual ♥

    ResponderExcluir
  2. Sem mais: a vida é feita de mudanças, começos e recomeços! Para acostumar-se é tudo uma questão de tempo, logo vc colecionará memórias e histórias daí. Que o Eterno abençoe sua vida aí no hemisfério norte, rsrs. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. é mais seguro, por isso a gente tem esse medo de mudanças.
    Porém, na maioria das vezes, mudanças são necessárias. E com o tempo a gente se adapta ❤

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo! Muito obrigada! :D ❤

    ResponderExcluir
  5. Mudanças realmente nunca são facies, mas pense sempre no quão abençoada você é por poder estar vivendo algo que pra maioria de nós, não passa de um sonho. Não sei se um dia na vida poderei pisar um pézinho em NY ou nos EUA. Dê tempo ao tempo e tudo vai melhorar! Força no coração! Mil beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Caramba, que lua de mel longa :O
    Vocês estão fazendo intercâmbio ou algo do tipo?
    Eu nunca me mudei, nem de casa, nem de cidade, nem de nada, então imagino que quando acontecer vai ser uma experiência bem diferente para mim!
    Beijos e boa viagem.

    ResponderExcluir
  7. Alanaaaaa, não fazia que você tinha se mudado para os EUA! Cara, te desejo tudo de maravilhoso nessa fase nova da sua vida. Eu realmente espero que você seja muito mais feliz aí do que você já foi aqui.

    Beijos, <3

    ResponderExcluir
  8. Que post lindo e cheio de sentimento! Não sabia que tinha mudado, e que mudança né? Toda a sorte do mundo pra você(s). Vai dar tudo certo e coisas incríveis te esperam por aí! =)

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto, o melhor dos últimos posts! Adoro mudanças: apesar de que tenho medo delas no início: quem não tem? e até ando sentindo falta delas na

    ResponderExcluir
  10. minha vida. eu achaba que vc ia voltar pra ca: ~pra ca~ que falo é o Brasil kkk: e ´só tava ae por uma ~temporada~, haha. Bjoooos!

    ResponderExcluir
  11. Mudanças e começos são sempre difíceis mesmo Alana, mudando de cidade já é difícil... De país então! Mas graças a Deus que coisas começaram a se ajeitar mesmo com as saudades dos amigos, da família e da comida :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. ola estou amando o seu blog e suas postagens por isso vim lhe convidar para dar uma olhada no meu blog espero vela por lá bjsss http://danynaloka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mudar é mesmo complicado. Ainda mais quando vamos para um lugar onde a cultura é tão diferente da que estamos acostumados. Mas todas estas cidades fazem parte do mesmo mundo e este mundo também pertence a você. Muito sucesso!
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Alana! Confia em Deus e que a cada mudança da sua vida Ele está te guiando!
    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  15. Sim, sempre penso nisso. Obrigada pela força :)

    ResponderExcluir
  16. Longa? A lua de mel foi só uma semana em NY. :)

    ResponderExcluir
  17. é verdade.. com o tempo tudo se ajeita. Brigada, Stephanie!

    ResponderExcluir