Qual fotógrafo/estilo de fotografia escolher para o seu casamento?

By Alana Aguiar - segunda-feira, abril 27, 2015


Olha eu aqui de novo pra compartilhar mais uma das minhas dúvidas e pesquisas sobre casamentos com vocês! Vocês pediram pra que eu dividisse tudo e é isso que estou fazendo. A coisa mais importante no quesito casamento para mim, além do noivo, é a FOTOGRAFIA! Escolher as pessoas certas para registrar o grande dia é fundamental! Não da pra investir em qualquer coisa  ou de qualquer jeito com algo tão importante.


Antes de tudo, preciso dizer que fotografia é algo relativamente caro. Por que? É caro por que equipamentos são caríssimos. Geralmente o fotógrafo de casamento usa, pelo menos, uma Canon 70D que custa em média 4.ooo reais. Fora as lentes que eles vão usar, sem contar nas horas de trabalho, edição e pós produção. É muita coisa e muito trabalho. É um trabalho que envolve arte e sensibilidade. 


Outra coisa que preciso dizer: existem fotógrafos de vários estilos, até mesmo para casamento. É preciso saber, antes de contratar um fotógrafo, qual o estilo dele. Vou explicar três estilos para vocês e mostrar exemplos (especialmente das escolhas e orçamentos que tenho feito).





  • Fotografia Artística




Minha primeira opção quando se fala em fotografia artística sempre será a Mônica Fadul. Vocês sabem que eu AMO o trabalho da Mônica. Até mesmo em casamentos ela segue essa pegada artística com efeitos diferentes, depende do gosto dos noivos, pois a Mônica trabalha com todos os estilos que vou citar nesse post, mas eu diria que a ela é a fotógrafa perfeita para noivos mais descolados! Conheçam o portfólio dela AQUI.

CS-91

ESP-14

AF-Cerimonia-295

 


  • Fotografia tradicional 




Minha escolha para esse tipo de fotografia são os The Kreulichs! Sou completamente a p a i x o n a d a pelo trabalho deles pois eles foram os primeiros fotógrafos que me fizeram olhar para uma fotografia de casamento e dizer aimeudeuseuquerocasar! Não gosto de sites com músicas, exceto o site deles. Inclusive "What is all you need is love" se tornou a "minha" música na busca por temas de casamento graças a eles. Na fotografia tradicional os noivos posam para foto, geralmente dirigidos pelo fotógrafo, mas os Kreulichs fazem isso da forma perfeita, sem nada artificial e as fotos ficam perfeitas. Eles mesclam com o estilo documental em que se obtêm fotos espontâneas e também dirigidas. Adoro o tratamento que eles dão às fotografias, são suaves, clarinhas, cheias de detalhes e na medida certa! Confiram o portfólio deles AQUI.


BrunaFred_casamento_497Capturar GabiBielH_THEKREULICHS042 MarcellaPablo_THEKREULICHS_059


  • Fotografia Documental ou Fotorreportagem 




Nesse tipo de fotografia, o fotógrafo não intervem nas cenas. Ele fotografa o momento e tudo que está acontecendo. Apesar de também fotografar os outros estilos que citei nesse post, eu acredito que o ponto forte da Katarina Holanda seja esse tipo de foto, ela captura os momentos espontâneos da cerimônia e recepção de forma encantadora! Que orgulho ter tido a Kat como colaboradora aqui do blog por que eu realmente adoro o trabalho dela! Click AQUI para conferir o portfólio da Katarina.


0552-fotógrafo-casamento-batatais-ribeirao-preto 4078-fotografo-casamento-no-campo-rio-das-ostras 7170-fotógrafo-casamento-são-carlos-são-paulo-brasil-esession 9680-fotógrafo-casamento-sao-carlos-sao-paulo 9783-fotógrafo-casamento-batatais-making-of-noiva

Um dos meus maiores problemas pra fechar com um fotógrafo é que a maior parte deles (pelo menos dois dos que citei aqui) não são do Rio de Janeiro e isso aumenta nossas despesas por que precisamos incluir transporte e hospedagem. Para fotografar um casamento, geralmente são necessários dois fotógrafos: um fotógrafo principal e um assistente, isso deixa o orçamento ainda mais expansivo. Ainda falta um ano pra casar mas a gente precisa fechar tudo com muita antecedência. Parece cedo, né? Mas deixar para a última hora é pior! Ainda não fechei nada por motivo$$$ de não estarem no nosso orçamento ainda. Mas assim que tiver escolhido e fechado tudo, vou contar pra vocês. Quanto custa um fotógrafo para casamento? O preço varia entre 2.500 a 5.000 reais (isso se você optar pelo plano mais básico de cada fotógrafo,  pois nos planos mais completos - com álbum, mais horas de cerimônia, fotos e festas - o valor pode chegar a 10 mil reais, sem incluir o vídeo do casamento).


Esses valores me dão vontade de chorar, confesso, mas sei que é o valor do produto e do trabalho de cada um. Não quero pagar barato por algo que depois vou me arrepender. Já ouviu dizer que "o barato sai caro"? Como disse, quero fazer um investimento em algo que eu realmente goste, pois é algo que vai ser para sempre. São lembranças de um momento único. Mas também não podemos investir em algo que está além do que a gente pode pagar. No início pensei em não ter casamento nem nada, e sim investir na casa, móveis, etc. Mas, sabe? Nós vamos ter a vida inteira pra pensar nas outras coisas, casamento é só uma vez.


Me conta: qual seu estilo preferido? Já casou? Quem fotografou seu casamento? Vai casar? Quem você pensa em contratar? Por favor, me contem nos comentários! Aceito dicas de fotógrafos BONS e em conta. Também aceito um fotógrafo como presente de casamento, ok?!?!?!?!?!?!?!?! hehehe :D

  • Share:

You Might Also Like

13 comentários

  1. Aaiiii quanta foto linda! <3
    Realmente fotografia é um dos investimentos mais importantes no casamento.
    A cerimonia e a festa que a gente passa muitas vezes uma vida inteira planejando, (no meu caso foram só 2 anos mesmo! Rs) acabam tão rapidinho! A saudade de tudo já bate assim que acaba! Rsrs Então é essencial um bom profissional de fotografia porque no final de tudo, o que fica pra sempre são as fotos!
    Boa sorte em tudo Alana! Tô aqui, vc sabe! Hehe
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Que post legal Ana.
    Já conheço o The Kreulichs e eles realmente fazem um trabalho lindo. Inclusive não sei se você conhece (acho que sim) a irmã da Junia Lane (fotográfa do The Kreulichs) junto com ela tem um blog de casamento (Lápis de Noiva) é um blog de casamento perfeito para se inspirar dá uma olhadinha.
    Casei ano passado e estava muito sem grana, não íamos fazer festa, mas de última hora resolvemos fazer uma cerimônia religiosa e servir um jantar numa recepção apenas para familiares e amigos mais próximos, e quem fez as nossas foi um casal de amigos meu que estavam começando, e apesar de estarem começando eu amei o resultado. Se quiser conferir é só dá uma olhadinha no meu blog :)

    Bjs, ah vou adorar acompanhar os preparativos do seu casamento !!

    ResponderExcluir
  3. Oie

    conheci a Mônica esse final de semana! :) Preciso voltar para olhar mais fotos dela! Lindas.

    Os Kreulichs são amor antigo já haha realmente o trabalho deles é incrível.

    Eu sempre penso que qndo for minha vez vou chorar na hr de escolher os fotografos e videomakers hahaha pelo valor...sei tb que vale e mto, mas pra mim é alto demais no momento!

    eu gosto da milena Reinert http://milenareinert.com/ Até alguns anos atrás o preço era bacana...agora não sei mais.

    a nina vilas boas tb gosto mto! http://ninavilasboas.com/pt/

    e videomakers: Kiwi filmes e giovanna borgh https://vimeo.com/giovannaborgh/videos

    acho interessante o trab dos dois.

    beijos!!

    Profetices
    Heart Clicks

    ResponderExcluir
  4. Dórea Fotografia! Super indico, olhe as fotos no album https://www.facebook.com/DoreaFotografia

    ResponderExcluir
  5. Interessante, não sabia que existiam vários estilos de fotografia para casamentos . Adorei todos, acho lindo fotos de noivas, noivos, ficaria confusa sem saber qual estilo escolher, ia querer todos, mas assim quiasma qualquer um q escolher vai ficar bem em você, você é linda de qualquer forma

    ResponderExcluir
  6. Oi Alana, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por fotografia de casamento, mas acho que quando me casar vou dar preju pro fotografo (ou pra mim mesma rsrrss, mais provável) porque vou querer fotos de todos os estilos.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. Vi seu blog pelo blog da inquietudes Secretas (http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/2015/05/coisas-legais-de-se-ver-e-aprender.html#comment-form), e achei muito lindo esse seu post, essas fotos me deram vontade de casar, só que nem namorado eu tenho :( hahahaha

    Mas é isso amei esse romantismo todo <3
    Beijos

    http://www.babimussi.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sei!! Obrigada pela sua ajuda ;)

    ResponderExcluir
  9. Sim, conheço o Lápis de Noiva sim. Acho que toda noiva conhece, é ótimo! :D

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas dicas, vou ver o portfólio de cada um ❤

    ResponderExcluir
  11. ANW! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  12. hahahaha, sei como é ;)

    ResponderExcluir
  13. calma que vai ter :)
    Brigada! ❤

    ResponderExcluir