Livro: Eu sou Alice - Melanie Benjamin

quarta-feira, setembro 17, 2014





Comprei esse livro no ano passado e acabei não resenhando aqui. A verdade é que eu gostei muito pois já gostava da Alice Liddell, aliás, ela foi o real motivo que me fez ter interesse por "Alice no País das Maravilhas". Sim, o livro escrito por Lewis Carrol (que na verdade se chama Charles Dodgson) foi inspirado numa Alice de verdade. A primeira vez que li a história, não li a versão mais conhecida e sim a edição comentada que contava tudo que havia por trás das histórias Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho.


Lembro que, uma das primeiras coisas que a edição comentada explica é que o livro foi inspirada numa Alice real e que a Alice real tinha cabelos pretos, curtos, e bem lisinhos. Olha que bobagem, mas foi isso que fez com que eu gostasse da história, isso e o fato da Alice real e a Alice do livro terem uma personalidade muito parecida com a minha. A Alice loirinha da ilustração foi feita assim para se adequar aos padrões europeus da época.


O Livro Eu Sou Alice conta a história da Alice Liddell. A Autora, Melanie Benjamin, mistura ficção e realidade. No final do livro ela explica o que acrescentou na história e o que é real. Apesar da história não ser novidade pra mim, a forma como foi narrada e também a liberdade artística da autora deram um ar especial. É bem fácil de ler e muito interessante. Lembro de ter lido rapidinho. A narrativa, apesar de fácil, causa uma certa agonia pois a autora deixa algumas coisas no ar e o leitor fica meio "Ao, meu Deus, será que aconteceu??? Será que ele fez isso? Será que ela... OMG!"



A Alice Liddell quase se casou com um príncipe de verdade, sabia? Não é spoiler pois está na sinopse do livro, hehe. Ela carregou por toda a vida o "peso" do clássico Alice no País das Maravilhas, que encantou e encanta até hoje, mas pra Alice a realidade foi um tanto diferente. A foto abaixo foi extremamente polêmica para a época, lendo o livro vocês vão saber o motivo.




Dos motivos de gostar tanto da Alice real: ela queria ser a Alice do livro e viver no País das Maravilhas, por muitas vezes, para fugir da realidade. A Alice de Lewis tem muito da Alice real, digo sobre a personalidade, curiosidade, inteligência, sentimentos. Muito mesmo! E algo das ilustrações que me lembram a Alice Liddell são os olhos e o nariz, acho que o rosto de forma geral, menos o cabelo mesmo.


No livro vocês vão poder ver a foto da Alice bem velinha. Uma fofa e bem mais simpática que na foto acima hehe.




Eu indico muito esse livro e também a edição comentada de Alice no País das Maravilhas, pois vocês vão conhecer tudo por trás da história e perceber que havia uma razão para cada elemento e personagem que Carroll desenvolveu.



Ps. Pessoal, tem muita gente que confunde o nome do blog achando que eu queria ser Alice (a real ou a do livro). A resposta é: NÃO. Quando criei o blog, minha intenção com o nome "Se eu fosse Alice" era a de criar um lugar para dividir o meu próprio conto de fadas, meu dia a dia. Uma analogia ao País das Maravilhas. Na época, eu queria fugir do meu mundo real mesmo. Hoje eu quero apenas continuar compartilhando meus sonhos, fotos, criatividade e pensamentos com vocês. E, sim, eu AMO o meu nome.  Como disse antes, me identifico com a Alice real e a do livro por causa da personalidade, adoro os elementos e personagens da história mas nem por um segundo eu quis ser outra pessoa ou teria o meu nome mudado, amo meu nome e o significado dele. Gosto de ser eu. Apenas crio o meu próprio conto e o meu País das Maravilhas. Isso foi o que a Alice me emprestou. :)



Me digam o que acharam da indicação de hoje nos comentários!


 

You Might Also Like

13 comentários

  1. Que lindo, amei a indicação e já deu vontade de compra-lo.
    E seu blog tbm, é lindo um conto de fadas fofo feito por uma menina muito fofa ! Amo e sei que não tem nada a ver com o post mas, sua voz é linda ! canta pra nós ! kkkkk
    Beijos
    http://moderna-a-modaantiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e fiquei muito curiosa pra ler, é tão diferente, né?

    Gostei demais da tua explicação sobre o nome do bog, eu imaginava que fosse mais ou menos isso e amei o jeito como você falou pra gente.

    Dá pra ver que tem amor demais aqui <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e adorei... E só agora, lendo sua resenha, percebi da onde surgiu certas coisas no filme Alice no País das Maravilhas, do Tim Burton... Digo, sobre quase se casar com o príncipe e sonhar/ir para o País das Maravilhas.

    OMG! Agora tudo faz sentido O_O

    Beijos.
    www.coisasdotempo.com

    ResponderExcluir
  4. hehehe, a diferença é que a Alice do filme não gostava nadinha do príncipe, enquanto a Alice do livro ela louca apaixonada pelo Leopold <3

    ResponderExcluir
  5. é muito bom, Jaque! A narrativa é ótima. Pra não dizer que é totalmente ótimo, eu só não gostei do último parágrafo do livro hehehe Vale a leitura!

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA, brigada fofinha!
    Se tivesse alguém pra toca violão eu até arriscaria cantar mesmo hehe

    ResponderExcluir
  7. Que livro mais lindo! Fiquei louca pra ler! Não sei mais o que faço com tantos livros que quero comprar. Acabo fazendo uma listinha e este com certeza irá pra lista.
    Beijos!!!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  8. Já coloquei o livro na minha wishlist. Sou apaixonada pela história do Lewis Carroll desde pequena. Nem imagino quantas vezes eu sonhei em seguir um certo coelho branco hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. TOP *-*
    Não conhecia esse livro mas vou colocar na minha listinha!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Eu não tinha a menor ideia da existência desse livro, e confesso que eu tenho uma quedinha por " Alice no país das maravilhas". E agora com essa versão, estou super animada para ler! Você pode ter certeza que vai entrar para minha lista de livros,vou atualizar a página agora mesmo ( do blog) . HAHA.
    Au Revoir,
    Sarah Núbia ♥
    -
    http://meninafashion-sarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente:Gente,mas que blog mais perfeito! Amei demais,viu? Você é ótima nisso!
    Segundamente:Post incrível! Eu amo ver e ler as histórias de Alice desde pequena,porém jamais saberia que foram baseadas em uma Alice real *O* cara,isso é realmente impressionante!
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro, se vc não tivesse falado eu nunca ia saber, nossa me interessei muito, adoro livro com fotografias ou ilustrações.

    Dá uma olhada na resenha que fiz do livro A Bandeja
    http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-bandeja-lycia-barros.html

    ResponderExcluir
  13. Oi lana, eu tô doida para ler este livro ainda mais com esta indicação, mas não o encontro em lugar algum. Você poderia me falar onde comprou?
    Beijos.

    ResponderExcluir