Conheça a Vila de Penedo, no sul do Rio de Janeiro

segunda-feira, setembro 08, 2014


Fotos: Julio Marcelo 


Vocês sabem o quanto eu amo o Rio, né? Tenho muita vontade de conhecer várias cidade do estado. Até agora conheço poucas e todas bem próximas da capital. O Guia Roteiro de Turismo me apresentou a um lugar que parece ser incrível e fica na parte mais ao sul do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na região da Serra da Mantiqueira, o município de Itatiaia, que por sua vez possui um pequeno distrito conhecido como a Vila de Penedo, a maior colônia finlandesa fora da região sul do Brasil. O Guia Roteiro de Turismo contou um pouco mais sobre a colonização finlandesa em Penedo e também enviou algumas imagens para apresentar o lugar pra gente. Vejam só:




Essa forte influência está presente em vários aspectos da sociedade em Penedo, como por exemplo na arquitetura e na gastronomia, a culinária nórdica é facilmente encontrada nos restaurantes da vila, além de pratos à base de trutas, que são criadas nas próprias propriedades locais. No centrinho está a Pequena Finlândia, um conjunto de pequenas casinhas típicas finlandesas, todas coloridas, ali é possível comprar artesanatos e outras lembranças. 

Outra atração muito procurada na Pequena Finlândia é a casa do papai Noel, uma pequena casinha de madeira maciça onde a decoração natalina, com móveis, enfeites e claro, o papai Noel encantam as crianças que adoram visitar o local. O Clube Finlândia é um espaço onde a cultura e as tradições típicas do país de onde a maioria dos antepassados de todos vieram podem ser passadas adiante, é lá que desde 1943 no salão de festas é realizado todo primeiro sábado do mês um baile onde as pessoas além de dançar músicas tradicionais também curtem outros estilos musicais, como pop rock e tango.





É lá também que fica o Museu Dona Eva, lugar onde objetos que os imigrantes trouxeram na sua viagem até o Brasil, coisas simples e de uso rotineiro estão entre as peças, com destaque para as coleções de bonecas finlandesas, de revistas e de fotografias. 




O caminho para se chegar até Penedo não é complicado, a melhor alternativa para quem está vindo de SP ou RJ é pela rodovia Presidente Dutra, até a saída 311, entre as cidades de Itatiaia e Resende, onde já é possível avistar placas indicando para vala. Para mais informações sobre restaurantes e pousadas em Penedo acesse o Roteiro de Turismo

Tem algum leitor aqui do blog que vive nessa região ou já fez um passeio por lá? Me contem nos comentários! Deve ser lindo por lá no natal!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Isso que eu sempre digo: Tem tantos lugares pertinho da gente e a gente vai pra mó longe!
    Eu sou do Rio e nunca tinha ouvido falar muito desse lugar! Fiquei com vontade de conhecer! Quero conhecer meu estado todo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito lindo! De arrepiar! frescuraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que lugar mais fofo *___* Nunca tinha ouvido falar...

    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindooooo!! Amei as fotos!! <3
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  5. Minha área do Rio! Moro pertinho de Penedo, amo ir lá, principalmente na época do natal, É LINDO DEMAIS! E, quando você for, vai no restaurante Rei das Trutas, mesmo que você não coma peixe, todas as comidas são divinas! É muito bom mesmo, alias todos os restaurantes de lá são bons. Vale a pena dar um pulinho em Itatiaia e visitar o parque nacional também, o pico das agulhas negras é muito fotogravável! :D
    beijos!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já fui em Penedo e é muuito lindindo <3 Amo o RJ tem tanto lugar bonitinho pra conhecer!

    http://pleasemademoiselle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Imaginei que fosse lindo mesmo no natal. Quem sabe eu não conheça ainda esse ano? Espero que sim! Eu não gosto muito de peixe, mas se eu for lá lembrarei da sua dica hehehe

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço poucos lugares e são lugares lindos, quero muito conhecer o resto ♡

    ResponderExcluir
  9. Sou de SP e já fui algumas vezes em Penedo, e amo! O clima de lá, essa pegada europeia, é muito gostoso, é muito bonito principalmente na época de natal.
    Adorei o post, beijos
    HeyMarih

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer seu blog e me deparei com este post. Moro em Resende!!! Penedo é um lugar encantador, é pertinho daqui e adoro ir lá passear. =) Beijos

    ResponderExcluir