Técnicas fotográficas #01 - SPLASH

terça-feira, julho 22, 2014


Quando fiz esse post sobre o fim do meu curso na universidade e o meu TCC, alguns leitores quiseram saber qual foi o tema e pediram para que eu mostrasse as fotos aqui. Meu tema foi sobre fotografia artística, manipulação e técnicas fotográficas. Vou dividir o post em partes, assim poderei mostrar cada técnica separadamente. Espero muito que vocês gostem, já que o tema tem tudo a ver com o blog e sei o quanto a maior parte dos leitores aqui AMAM fotografia!


SPLASH


É uma técnica fotográfica usada para congelar o movimento da água no exato momento da queda de um objeto nela.


Para fazer as imagens que postei aqui, não usei apenas água. Utilizei água, óleo e álcool porque cada um produz um Splash com efeito e textura diferente. Não usei o flash, apenas aumentei a velocidade da câmera. Normalmente se utiliza o flash nessa técnica, mas optei por não usá-lo. Se você quiser acertar mais rápido, sem erro, é só usar  flash que já facilita muito!


Na foto acima, usei álcool e... FOGO! Foi ideia do Jeiber (que me ajudou com as fotos dessa técnica) e deu super certo. Adoramos o resultado final.


Tá vendo como a textura mudou? Usei óleo nessas duas fotos.


Fiz essas fotos num sítio, em casa seria uma bagunça total. Mas da pra fazer em casa? Claro que sim. Uma ideia bem legal também é de utilizar um aquário! É só encher o aquário (vazio né, gente?!) com água e ir jogando os objetos dentro da água. Produz um Splash diferente e super bonito também. Lembrando que, se você não for utilizar um flash (meu caso), a velocidade da câmera precisa estar beeeeeeeeem alta pra capturar o momento exato e congelar direitinho a água em movimento.


Quem tiver alguma dúvida, deixa nos comentários e qualquer coisa eu volto a editar o post, ok!? As fotos foram editadas no Lightroom e no Photoshop CS6. A Letícia Sally me ajudou com a edição (obrigada, Vk!).


Quero saber: Qual sua técnica fotográfica preferida?

You Might Also Like

12 comentários

  1. Interessante demais isso e acho lindo *-*
    Não sabia do termo splash...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, as fotos ficaram lindas demais! *-*
    Não conhecia a técnica...

    www.almostthemoon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuu, adorei isso :D

    Que efeito massa!!! a primeira foto ficou mto da hora...
    Gostei Alana.

    Um beijo
    Sherry
    www.misslittlepanda.com.br

    ResponderExcluir
  4. UAU, que fotos lindas! Imagino o trabalhão que deu para conseguir efeitos assim tão incríveis! Parabéns pelo trabalho!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  5. que super! total magia!

    Eu estou aprendendo a fazer bokeh. Total noob! ahahaha
    adoro suas dicas :) posta mais sim!

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa técnica (: Acho que as fotos ficam lindas demais. Quando eu praticava, usava frutas e latas de refri ou cerveja e a torneira :D Fica bem parecido :)
    Beijos

    Lovely Evv
    Instagram da Evv

    ResponderExcluir
  7. Só não intendi uma coisa! Para fotografar essa técnica seria preciso duas pessoas uma para jogar os objeto e causar o splash e outra para capturar a cena, certo? E como foi para acrescentar o óleo e o álcool, são juntos quando se poe a água? Adorei a técnica, mas gostaria de tirar as duvidas para treinar!

    ResponderExcluir
  8. Nesse caso eu tive a ajuda do Jeiber. É mais difícil fazer sozinha, mas não é impossível. Nesse caso, você teria que usar um tripe pra colocar a câmera e usar o temporizador da máquina

    ResponderExcluir
  9. Ah... coloquei o óleo dentro do copo e no tempo certo o Jeiber jogou uma azeitona. haha. E na foto com fogo, coloquei álcool no copo (apenas alcool), deixei a câmera pronta,foco, etc... Dai então o Jeiber colocou fogo e jogou a azeitona, resultou na foto que postei :)

    ResponderExcluir
  10. Ai, que bom pq o próximo post é exatamente sobre o Bokeh :D

    ResponderExcluir
  11. Foi até menos trabalhoso do que imaginei. Só a bagunça que ficou grande hehehe

    ResponderExcluir