Menos é mais: composição

sexta-feira, junho 27, 2014





Eu sempre fui uma pessoa muito minimalista, e a fotografia tem me tornado ainda mais. A cada ensaio, muitas vezes sem notar, tenho evitado usar acessórios que tirem a atenção do meu objetivo da foto. Não que ache feio ou seja errado! Mas o tempo é o maior aliado para encontrar o seu estilo, as coisas que mais te agradam e dão um resultado satisfatório. Ele me ensinou que a minha fotografia é simplicidade, nela encontro as emoções que tenho buscado.


Blá blá blás à parte, hoje quero falar um pouco de composição. A maioria dos entusiastas por fotografia conhece as regras básicas de composição, como a regra dos terços. Para mim, a primeira delas é: não existe regra. Estou lendo o livro Leia isto se quer tirar fotos incríveis, do autor Henry Carroll, que fala sobre composição e separa um momento para mostrar como fotos que quebram todas as regras podem ser incríveis. Mas entender como compor bem é importante para saber quando é pertinente inovar e ousar. Então aí vão algumas poucas dicas de composições que uso com frequência.


Espaço negativo: é a parte da foto sem informações, apenas com elementos neutros (cor, textura, espaço em branco). O espaço negativo direciona os olhares para o espaço positivo da foto, a parte que contém as informações importantes. Saber como equilibrá-los é essencial e pode dar ótimos resultados. Comece a ver além do seu espaço positivo.



 
Conduza o olhar do espectador: isso pode ser feito claramente usando linhas direcionais, mas cores e texturas também dão esse efeito. Notem como a pedra escura encaminha o seu olhar para casal. Isso faz com que eles, mesmo sem estarem em close ou na regra dos terços, sejam o "centro" das atenções.


 
Fotografia de camada: eu sou daquelas que faz questão que as pessoas não afastem para não saírem na foto. Muitas vezes, as pessoas "atrapalhando" podem te ajudar a contar a história. Como é o caso da próxima foto, que ao invés de ser apenas uma menina linda sorrindo, é uma menina linda sorrindo com os amigos por causa de um palhaço. Isso ajuda quem vê a entender melhor o que estava acontecendo, além de criar uma moldura natural que conduz ao seu retratado.



Quais composições vocês costumam usar? Alguma em especial que querem que eu fale mais ou ensine como fazer? Deixem nos comentários que tento trazer nos próximos posts. ;)

You Might Also Like

7 comentários

  1. Sou daquelas que gosto de simplicidade também. Quando vou fotografar gosto de usar o contexto mesmo, a paisagem e não levar um monte de coisas para "montar" um cenário. Acho que essas fotos naturais são lindas e afasta aquela coisa montada.
    Adorei as dicas e as explicações.

    Um beijo
    Sherry
    misslittlepanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A beleza da foto acredito que esta na simplicidade... gosto de fotografar sem criar muitos cenários e muitas regras...

    ResponderExcluir
  3. A beleza da foto esta na simplicidade gosto de fotografar sem muitas regras de composições e criar muitos cenários.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog e o post! Adoraria aprender a tirar fotos assim! Vou usar as dicas nas próximas fotos!


    Beijos!
    Monica
    (My Little Corner of The World)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e entender mais sobre. Belíssimo trabalho, bjoks

    ResponderExcluir
  6. Alana acabei de conhecer seu blog e tô super apaixonada nele,oque mais me encantou foi a url,que coisa linda haha amo a Alice.E você é linda <3 Estarei sempre aqui

    ResponderExcluir