Como fotografar seu pet

quarta-feira, maio 21, 2014

Sempre que vou fotografar uma família e eles têm um pet, eu não resisto! Além de ter Bacon, o meu modelo oficial. Só tive oportunidade de fotografar cachorros, mas as dicas desse post também servem para outros pets. Para entender melhor, leia primeiro o post de como fotografar no modo manual. (ADD LINK)

Não use flash: "como se não bastasse um trambolho apontando e fazendo barulho pra mim, você ainda vem com essa luz que me deixa cego?" O flash pode irritar muito seu bichinho de estimação, tente fotografar durante o dia para que isso não seja uma limitação. 
Foto com luz natural em área externa. 
Foto em apartamento, mas com ótima iluminação durante o dia.
Faça barulhos esquisitos: minha vida mudou quando assisti um workshop online no qual uma fotógrafa de pets fazia um monte de barulhos bizarros para chamar a atenção deles, e funciona que é uma beleza! Para fotografar o seu pet, basta chamá-lo pelo nome. Mas caso isso o faça andar até você, pode usar a dica dos sons que fazem os outros acharem que você é doida, hahaha. 
Não use a abertura máxima do diafragma: quando comecei a fotografar pets, esse era meu grande problema. "Tenho uma 50mm, então vou usar 1.8 para ter o melhor desfoque possível." Não faça isso! Além das lentes terem uma abertura ótima de nitidez, que normalmente é um ou dois stops depois da abertura máxima, se você focar em um dos olhos e ele estiver um pouquinho de lado, o outro olho já ficará desfocado. Aberturas abaixo de f/3.2 são mais seguras para ter uma foto de pet nítida. 
f/2.8
Foco no focinho e olhos desfocados. A não ser que seja seu objetivo, use aberturas menores para evitar que isso aconteça, principalmente em animais de focinho longo.
f/3.2
A velocidade do obturador é tudo! Assim como as crianças, animais de estimação normalmente são muito ativos, principalmente na frente de uma câmera. Para não perder o momento ou ter fotos tremidas, não economize na velocidade do obturador. 
1/1000s
1/500s

f/4
Abuse dos detalhes: sou suspeita, pois sou apaixonada por detalhes dessas fofuras! Acho super válido investir em fotos que fogem um pouco da convencional "posada". Patinhaaas! 

Quais os truques de vocês usam? Gostaria de saber mais sobre como é fotografar outros animais, além de cachorros. Compartilhem suas experiências, dúvidas ou sugestões nos comentários.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Adorei as dicas. Sempre tenho dificuldade na hora de fotografar meus fofitos!
    Está rolando sorteio de um layout lá no blog (clique)
    xoxo' <3

    É de grau! | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e estou encantada com os cachorrinhos *-*

    heymuchachos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Que post mais fofo!!
    A coisa que eu mais tenho na vida,sem dúvidas,são fotos de cachorros.rs Tb uso mto isso de fazer barulhos estranhos,uso petiscos e adoro tirar fotos diferentes,da patinha,do rabinho,do pêlo bem detalhado.Não tem modelo melhor que esses né?!
    Seu cachorro se chama Bacon?OMG!Amei! :DD

    ResponderExcluir
  4. Esse modelo da primeira e ultimas fotos é o Bacon? Se for, ele é um lindão hahaha que gostosinho <3 Fotografar pet é tudo de bom! Dá trabalho ficar correndo atras deles para garantir uma foto boa mas a gente nem liga, é fofura demais. Uma vez o veterinário dos meus bichinhos - outro que curte fotografar pets - me disse que a melhor técnica é deixar o pet livre, no tempo dele. Mas também se quiser, deixar ele brincando com os brinquedinhos, ou ir á uma caminhada....
    http://galeriacliche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas. Sou louca por fotografia e animais. Quero um pra poder bajular e claro, tirar MIL FOTOS *o*
    Adorei as fotos usadas no post, todas lindas ♥

    Beijos
    anjos-deplantao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou, Daisy! :D
    Ele se chama Bacon sim, hahaha.
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  7. Bárbara, é Bacon sim!
    Ele estava mais novinho nessas fotos. <3

    ResponderExcluir
  8. Hahaha adorei... eu amo tirar fotos de Pets... mas é muito dificil eles pararem, eles querem brincar... aheuhauehuae ai brinco e espero se acalmar pra começar as fotos... hauheuahe

    Adorei a dica de fazer barulho, nem sempre chamar pelo nome da certo.

    Um beijo
    Sherry

    misslittlepanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Xonei com esse rabicó da última foto.... amo fotografar bichinhos e já postei algumas que tirei no meu blog....
    Cachorrinha da minha prima! http://www.pedacinhodomeueu.com.br/2013/12/eu-fotografando-book-mary-jane.html
    Meus gatinhos! http://www.pedacinhodomeueu.com.br/2013/05/eu-fotografando.html

    ResponderExcluir
  10. adoooooorei as dicas, super válidas!
    nunca consigo tirar fotos decentes dos meus cachorros hahaha
    suas fotos ficaram liiiiindas, servindo de inspiração ♥

    http://karinebacchi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas e as fotos. Eu tenho uma pug linda chamada Xina e estou sempre querendo fazer fotos dela. Agora vou aproveitar bastante as dicas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir