Sobre lentes: 18-55 mm x 50 mm

By Alana Aguiar - quarta-feira, abril 30, 2014

Já respondi no FAQ aqui do blog sobre a minha câmera e lentes mas não cheguei a fazer um comparativo e sei que vocês acabam tendo dúvidas sobre equipamento fotográfico. Cabô problema, ahaha! A minha câmera é a Canon T3i, em fevereiro ela completou dois anos de uso comigo. Até pouco tempo eu usava a lente do kit, ou seja, a lente que veio junto com a câmera quando a comprei. Só em setembro/outubro do ano passado, comprei a lente 50mm. De início eu não entendi porque todos amavam essa lente, sério. E sabem o motivo? É que eu não sabia usá-la da forma correta. Pois é.

Eu estava completamente acostumada com a 18-55mm. No início de 2014 passei a usar mais a cinquentinha e sim, me apaixonei! Por isso, antes de falar mal de qualquer lente, você precisa saber se está usando a sua de maneira correta ou não, ok?! Ok. No post de hoje vou mostrar as vantagens de cada uma dessas lentes. 
Nas fotos acima, fotografei as duas com as mesmas configurações de ISO e velocidade, utilizei a abertura mínima de cada uma delas. Com a lente 50mm, a abertura mínima é de 1.8, enquanto a 18-55, a abertura mínima é de 3.5.

Editado: Abertura mínima - menor número da abertura, que na verdade será a abertura MÁXIMA da lente, ou seja, quanto menor o número maior a abertura da lente e mais luz ela irá captar. 

Percebam que:

  • Com a 50 mm - o gatinho ganhou mais destaque, enquanto todo o resto ficou desfocado e o efeito "bokeh" ficou muito mais bonito. A lente capta muito mais luz mesmo com o ISO baixo e o local não tão bem iluminado, graças a abertura da lente. Quanto maior a abertura, mais luz é captada.
  • Com a 18-55mm - fotografei com a lente em 18 mm, pude captar uma parte maior do ambiente. 

Ajustando as configurações da câmera, para obter as fotos com uma iluminação bacana com ambas as lentes. Percebam que:

  • Na segunda foto, com a lente 18-55, fotografei em 55mm e a lente me permitiu uma aproximação maior do objeto fotografado sem perder o foco. Também consegui o efeito "bokeh" - luzes desfocadas - porém com menos intensidade. 
Para vocês entenderem melhor a questão da distância, fiz mais algumas fotos. Vejam só:

Com a 50 mm
 Agora com a 18-55 na mesma distância em que fotografei com a 50 mm
Com a 18-55 posso pegar uma parte bem maior do ambiente. Ou seja, há situações em que eu realmente preciso usar essa lente, pois se eu usasse a 50 mm não teria como fazer a foto capturando todo o ambiente que eu gostaria. 

Com a 50 mm, prefiro fotografar detalhes e fazer os ensaios fotográficos. Hoje em dia eu uso apenas a 50 mm nos ensaios que faço. Raramente utilizo a 18-55mm
Com a 18-55, gravo os vídeos para o canal, fotografo em ambientes pequenos e também faço os meus autorretratos.
Há muitas lentes por aí e muitas vantagens, a questão é pesquisar e saber se encaixa no seu orçamento de acordo com a necessidade que você tem daquele equipamento. Cuide do seu equipamento da melhor forma, teste muito e aprenda a dominar bem os recursos dele! :) Quem tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser apenas compartilhar experiência com essas lentes, deixa aqui nos comentários!

  • Share:

You Might Also Like

16 comentários

  1. Muito legal o post :3, ficou bem explicadinho, curti. Tô doida pra comprar a minha cinquentinha xD. Comprei minha câmera com uma lente 18-200mm, mas no dia que experimentei uma 50mm, me apaixonei pra sempre ashuahusashuhusa.
    bjs

    Imagine um Click

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alana! Eu tenho exatamamente o mesmo equipamento que vc: a t3i e as lentes. E realmente a cinquentinha (como eu carinhosamente chamo a 50mm) é difícil de se acostumar, mas depois é só amor. Eu tento sempre que possível fotografar meus produtos com ela, mas por causa do "desfoque" as vezes não consigo! Parabéns pelo post, super claro e objetivo !!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Super legal o post, Alana! Esclareceu bastante algumas dúvidas. ;)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei, voce esclareceu minha dúvida *O*
    beijos

    www.aneehalves.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a 50mm :D sou apaixonada... comprei faz pouco tempo... e não largo mais ela... hehehe

    Um beijaoo
    Sherry

    www.misslittlepanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gêmea de equipamento, ahaha
    Que bom que gostou do post, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post <33 eu sabia mais ou menos como a de 50mm funcionava, mas beeeeem mais ou menos iuahsiuahsua agora eu realmente entendi a diferença e pq vivem falando dela u_uv
    eu não tenho câmera assim nem nada, mas tenho planos de um dia -quem sabe, talvez- vir a ter e sempre leio posts assim <3
    bjus!

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  8. Você colocou que a abertura minima delas são 1.8 e 3.5, essa não seria a abertura máxima? Quanto menor o numero maior será a abertura do diafragma, por esse motivo a 50 mm fixa com abertura de F/1.4 é mais cara! Creio que vc tenha colocado minimo no sentido de menor numero, fotografia muitas vezes confunde! Espero que não tenha te ofendido com o comentário, apenas esclarecendo uma duvida! adorei seu post! Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Sim, abertura máxima. Mas coloquei da outra forma (me referindo ao menor número) pq da outra forma seeempre aumentam as dúvidas de quem ta começando. Não, não ofendeu não, pelo contrário, obrigada pela observação, vou colocar das duas formas. Beijinho!

    ResponderExcluir
  10. Alana, você acha que ainda compensa comprar a T3i ou acha que é melhor juntar uma grana e comprar a T5i por ser mais nova? Será que tem muita diferença entre as duas? Bjs

    ResponderExcluir
  11. A T3i é incrível mas saiu de linha :(
    É melhor comprar uma mais atual que vai estar com o preço dela ou até mais em conta
    Se não me agando, no lugar da T3i, saiu a 600D

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o seu post, tenho as duas lentes, mas aposetei a 18-55, apenas uso ela quando quero fotografar em ambientes fechados, porque o único fator chato da 50mm é ser fixa


    http://www.wondermarcelo.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Alana, super obrigada pelo post. Ganhei uma Canon T3 e estava ouvindo falar muito da lente de 50mm, porém estava com dúvidas sobre a diferença dela para a 18-55 mm. Você tirou todas as minhas duvidas e ainda deu exemplos de fotos com as duas opções. Vou acabar comprando ela, pois tiro fotos de muitos detalhes para o blog. obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir