Um dia - David Nicholls

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?

ATENÇÃO:  Se você deseja muito ler esse livro, por favor, NÃO leia a resenha a seguir.  
Vinte anos. Duas pessoas. Um dia e um marketing muito bom! Queria muito ler esse livro, muito mesmo.  Talvez a minha decepção tenha sido tanta por causa da quantidade de expectativa e de resenhas positivas lidas na internet. Posso dizer que gostei das 200 primeiras páginas e depois tudo mudou.  Não achei a narrativa engraçada ou emocionante, mas achei a proposta de escrever sobre um dia específico em diferentes anos uma ideia bem legal, por isso classifiquei o livro como bom. É interessante ver e pensar em como as nossas vidas podem ou não mudar muito em um ano. Pensei em não falar sobre o livro aqui no blog  já que não gostei tanto, até mesmo pra não influenciar de uma forma não tão positiva. Mas, como prometido, cá estou eu.

Dex não é cativante, Em não se vê com grandes qualidades e acaba assumindo meio que uma pose de fracassada, mas que a gente percebe que tem muito potencial pela frente. Dex chega a ter uma postura tão "aaargh" que a gente nem sente vontade de torcer por ele. Julguei o livro pela capa, que é muito linda. Sou fã da Anne Hathaway e é fácil enxergá-la atuando a Em. Do meio até o final, a leitura foi arrastada, demorei bastante pra chegar lá. Por falar em final, perto do final, teve um momento em que tive que parar, respirar fundo e dizer alto: WTF???????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Talvez não tenha sido o momento certo para ler esse livro, sabe? Sei la. Se você estiver num momento "romantiquinho" e querendo algo meio enrolado, leia. Acho que o David quis fazer algo bem próximo do real, acho até que real demais mas, na minha opinião, ele errou a mão. Me achei um E.T. por não ter amado o livro como tantas pessoas resenharam. Talvez você goste, de verdade, não deixe de ler, mas acho mesmo que o melhor do livro foi o marketing em torno dele. 

Frase do Dex pra Emm
 416 páginas, capítulos longos, páginas levemente amareladas.
Sobre o filme - Gostei do filme. Sério. Sei que muitos que leram o livro não gostaram. Mas, entendam, se o filme fosse seguir a risca a narrativa do livro, o filme teria sido daqueles de cochilar no meio. É importante ler o livro antes de assistir o filme para entender certos momentos que não são bem explicados no filme ou que foram subtraídos dele. Para assistir ao trailer, que é bem lindo por sinal, click aqui.


Alguém aqui já leu? O que achou?
Lembrem de participar do sorteio que ta rolando aqui. :)

You Might Also Like

1 comentários

  1. AMO O LIVRO. CHOREI HORRORES. AMO O LIVRO. AMO A EM, POR QUE ELA SOU EU. SABE??

    Ok. Sem o caps.
    Eu gosto quando as pessoas não gostam tão simpaticamente de algo que eu amo. hahaha (Sou estranha), não sei. Acho que o que me faz amar Um dia é que eu me identifico absolutamente com a Emma e talvez por isso eu ignore todo o resto.

    Enfim, o filme é muito bom tb.
    :*

    ResponderExcluir