Fotografia - Como edito as minhas fotos/ Lightroom 4

terça-feira, julho 03, 2012


Tava devendo esse post. Já dei dicas de programas online de edição aqui no blog, mas ainda não havia dito com qual programa edito as minhas fotografias. Há alguns anos, conheci o Lightroom através da minha cunhada (Kélissa) que também é fotógrafa. Conhecer o Lightroom foi amor pra sempre, depois desse dia, nunca mais deixei de usá-lo. 

Os motivos:
Ele é simples, prático, tem vários recursos e permite uma edição mais "fina". 

Assim como no photoshop existem as "Actions", no lightroom existem os Presets. Ok, Alana, que raio é tudo isso? São predefinições! Você tanto as encontra nas 'internets' da vida para download, quanto você pode criar seu próprio preset e facilitar a sua vida. 

Lado positivo: realmente facilita a vida.
Lado negativo: por facilitar a vida, algumas pessoas acham que é só clicar e "jogar" a predefinição na foto e acabou. Calma, galere. Por esse motivo a gente vê por aí fotos com edições um tanto estranhas. 

Vejam bem.
Do lado esquerdo, no Lightroom, ficam as predefinições que vem quando você instalava o programa. Depois, o espaço em que você pode colocar os presets que achou na net e instalou e, no meu caso, criei uma pasta para guardar as minhas definições em "Predefinições do usuário". 


Abaixo, a foto sem edição e a foto após a edição. Os pés na foto são de Kélissa (minha sobrinha. Muita Kélissa numa só família)


Fiquei em dúvida entre a colorida e a P&B, acabei postando as duas. :)


Outro programa que uso é o photoshop CS5, mas uso muito pouco. No geral, uso para clarear e amenizar olheiras, tirar manchas, assinar fotos.  Tudo isso que citei da pra ser feito no Lightroom também, eu que acabo recorrendo ao CS5. Uso o CS5 portátil, meu note já não aguenta mais programas de edição. :(

Foto assinada:

Há quem ame e há quem condene quem utiliza programas de edição. No meu caso, eu gosto e muito. Sou bastante perfeccionista e gosto de cada detalhe. 

Em um próximo post sobre fotografia, vou falar mais sobre os presets, como usá-los e disponibilizar um dos presets de hoje para download. O que acham?

Como o meu note ta sempre dando problema, já perdi vários presets, links para download do lightroom, photoshop, etc. Mas, quem tiver interesse, dá aquela procurar no santo Google e, se precisar de ajuda e tiver dúvidas, chama aqui nos comentários! 

You Might Also Like

10 comentários

  1. Curti, hiiiiiiiiiiien!
    ótimo post, ótima dica :]
    Vou tentar postar alguma coisa semana que vem antes de entrar em off :/ a vida aqui fora tá brabis! Mas em breve tudo voltará ao normal :D
    Um beijo,
    Papo Calcinha

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a fazer o download do lightroom 4, mas não funcionou no meu note :( Não sei pq. Baixei a versão trial no próprio site e não executou, daí acabo usando o photoshop mesmo.
    :*

    ResponderExcluir
  3. Evelise Daiane Marques8 de julho de 2012 11:06

    Nossa, muito bacana esse programa, não conhecia ainda. E olha que eu adoro fotografia, mas não sou muito boa com programas de edição, esse não parece ser difícil e o efeito fica lindo :)

    http://evelisemarques.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sherry Motceldos8 de julho de 2012 11:06

    Uauuu, adoreii !!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, vou testar esse programa!

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina Carvalho8 de julho de 2012 11:06

    Muito boa a dica! como ainda não sei mexer no photoshop, esse parece ser bem mais simples (e mais leve também? meu pc já está tão lotado!). Tomara que um dia eu aprenda, quero ver mais tutoriais!!
    Beijinhos :D

    ResponderExcluir
  7. to ansiosa pra ver logo as fotos de minha filhota editadas. Bjossss

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar várias vezes do Lightroom, mas nunca usei, acredita? Vou tentar! Quem sabe não largo dos que uso e são fraquinhos e começo a usar só ele? :)

    E pode confiar na dica do filme sim! É mó filminho gostoso! ^^
    ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro edição :D (e já pequei muito nos actions rs)

    ResponderExcluir